Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for 'BRT/-3.0/no DST' instead in /home/metsul/public_html/secoes/visualiza.php on line 120
Porto Alegre, 21.09.2014
 

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for 'BRT/-3.0/no DST' instead in /home/metsul/public_html/secoes/visualiza.php on line 185
Meteorologia do Uruguai alerta sobre vento com força de furacão

A Dirección Nacional de Meteorologia, órgão oficial de Meteorologia do Uruguai, emitiu nesta sexta-feira um alerta sem precedentes de vento que pode atingir força de furacão (huracanado) com rajadas que podem alcançar ou mesmo superar a marca dos 120 km/h no litoral uruguaio durante o sábado (02) O alerta do governo uruguaio vem na sequência das repetidas advertências que estão sendo realizadas há dois dias pela MetSul Meteorologia no site MetSul.com e nas emissoras de rádios parceiras da MetSul. Leia o comunicado da Meteorologia do Uruguai.

Apesar da menção "vento com força de furacão" feita pelos meteorologistas uruguaios, é importante esclarecer que o sistema que dará origem à intensa ventania não será um furacão. Conforme o meteorologista Eugenio Hackbart, qualquer comparação com o furacão Catarina é totalmente descabida. O Diretor-Geral da MetSul esclarece que o vento extremamente forte será causado por um ciclone extratropical, fenômeno comum na nossa região e que desta vez será mais intenso que o normalmente observado e com característica explosiva sobre o Atlântico Sul. O Catarina tratou-se de um furacão, logo um ciclone tropical. "Estamos esperando um evento semelhante ao registrado coincidentemente em 2 de setembro do ano passado, quando o vento associado a um ciclone extratropical atingiu 100 km/h em Porto Alegre e ficou entre 110 e 120 km/h no litoral sul gaúcho", ressaltou o meteorologista Eugenio Hackbart.

O prognóstico da MetSul Meteorologia está indicando rajadas máximas de vento de 90 a 110 km/h para a região entre o Chuí e Mostardas, mas que ocasionalmente podem ser mais fortes (gale force wind). Vento de 100 km/h é esperado também na Lagoa dos Patos durante o sábado enquanto no litoral norte gaúcho as rajadas devem ficar entre 70 e 90 km/h. Na área de Porto Alegre o vento deve ficar entre 70 e 90 km/h com rajadas de 100 km/h na orla do Guaíba.

A MetSul adverte que a força do vento será suficiente para determinar transfornos como queda de árvores, postes, rompimento de cabos de energia e eventuais destelhamentos no leste do Rio Grande do Sul, sobretudo na área do litoral sul do estado. Os maiores problemas devem ser registrados com o serviço de energia elétrica e a queda de árvores em zonas urbanas. A navegação deixa de ser recomendável já a partir deste momento e reitera-se o aviso que o mar estará extremamente agitado com ondas de 1,5 a 3 metros na praia e de 5 a 7 metros em alto mar com risco de ressaca no final de semana. As condições serão perigosas, inclusive, à prática do surfe nas praias gaúchas (high surf advisory).

· Clique aqui para ler o alerta sobre o ciclone extratropical

· Veja aqui as últimas análises dos meteorologistas sobre temporais e o ciclone no Blog Direto da MetSul  

· Leia aqui o Alerta Especial da MetSul Meteorologia sobre tempo severo


Alexandre Amaral de Aguiar - 01/09/2006 16:11:41
 
desenvolvido por Virtuacomm Soluções Internet