Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for 'BRST/-2.0/DST' instead in /home/metsul/public_html/secoes/visualiza.php on line 120
Porto Alegre, 29.11.2014
 

Warning: date() [function.date]: It is not safe to rely on the system's timezone settings. You are *required* to use the date.timezone setting or the date_default_timezone_set() function. In case you used any of those methods and you are still getting this warning, you most likely misspelled the timezone identifier. We selected 'America/Sao_Paulo' for 'BRST/-2.0/DST' instead in /home/metsul/public_html/secoes/visualiza.php on line 185
Fim de semana congelante no Sul do Brasil

 Uma das mais intensas massas de ar polar dos últimos anos toma conta do Rio Grande do Sul neste final de semana. Os gaúchos vão experimentar temperatura poucas vezes registradas nos últimos anos com mínimas ao redor de zero e negativas na maior parte do território gaúcho. Conforme o meteorologista Eugenio Hackbart, diretor-geral da MetSul Meteorologia, um sistema de baixa pressão no litoral da Argentina vai abrir um "verdadeiro corredor" atmosférico que vai transportar ar gelado direto da Antártida para Argentina, Uruguai e o Sul do Brasil. O meteorologista diz que a intensidade do frio pode se aproximar da massa de ar polar de julho de 2000 e que resultou numa das ondas de frio mais fortes das últimas décadas.

O ar polar começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira, provocando o declínio acentuado da temperatura na maioria das regiões gaúchas até o final do período. A aproximação do ar polar deve resultar na intensificação da frente fria que está sobre o Sul do Brasil, resultando em chuva nesta sexta-feira na metade norte gaúcha, Santa Catarina e Paraná. Pontos isolados podem ter chuva forte e temporais localizados, sobretudo ao norte do Rio Grande do Sul. O ingresso do ar polar pode ser acompanhado de fortes rajadas de vento no final do dia e durante o sábado, trazendo baixa sensação térmica. No final de semana, a sensação térmica será extremamente baixa no Rio Grande do Sul e Santa Catarina e pode atingir cinco graus negativos em Porto Alegre e de 15 a 20 graus negativos nas rajadas mais fortes nos Aparados da Serra e Planalto Sul Catarinense. Um ciclone extratropical estará atuando no litoral argentino, o que pode provocar rajadas de até 80 km/h no litoral sul gaúcho e acima de 100 km/h na costa uruguaia.

O frio mais intenso estará limitado ao Sul do Brasil, mas a temperatura cairá fortemente também no Sudeste, Centro-Oeste e até no Acre, caracterizamdo o fenômeno da friagem na Amazônia. Toda a região sul do país enfrentará geada entre o sábado e segunda-feira. Nas madrugadas de domingo e segunda a geada será ampla, podendo ser verificada na área urbana de Porto Alegre e até mesmo no litoral norte, onde é mais raro gear. No interior, a geada será de forte a severa com potencial prejuízos graves à agricultura, sobretudo à fruticultura.

O sol aparece acompanhado de nuvens no final de semana, mas mesmo a presença do sol não afastará o frio. A temperatura será extremamente baixa para o período da tarde tanto no sábado como no domingo com máximas de 10 a 12 graus na área de Porto Alegre e abaixo de 10 em grande parte do interior gaúcho. "O grenal de domingo à tarde será um dos mais frios da história quase centenária do clássico gáucho", garantiu o meteorologista Eugenio Hackbart. Na Serra e nos Aparados os termômetros devem sequer marcar cinco ou seis graus no domingo. As madrugadas, por sua vez, serão congelantes com mínimas abaixo ou ao redor de zero na maior parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. As noites mais frias devem ser as de sábado para domingo e de domingo para segunda-feira. Confira a seguir as menores temperaturas projetadas pela MetSul Meteorologia nesta onda de frio a partir das análise dos últimos dados disponíveis.

Região

Menor temperatura prevista

Porto Alegre - Centro

2ºC a 4ºC

Porto Alegre - Aeroporto

0ºC a 2ºC

Grande Porto Alegre

-2ºC a 0ºC

Aparados da Serra

-4ºC a -6ºC

Serra

-2ºC a -4ºC

Planalto Médio

-1ºC a -3ºC

Alto Uruguai

-1ºC a -3ºC

Noroeste e Missões

-1ºC a 1ºC

Fronteira Oeste

-1ºC a 1ºC

Campanha

-2ºC a 0ºC

Sul

-1ºC a 1ºC

Central

-2ºC a 0ºC

 De acordo com os meteorologistas da MetSul, não está descartada a possibilidade de nevar neste final de semana no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Conforme o meteorologista Eugenio Hackbart, não é possível afastar a chance de ocorrência do fenômeno mesmo em áreas de menor altitude do território gaúcho. "Analisando-se friamente as projeções dos modelos há possibilidade maior de neve na Serra Gaúcha e Planalto Sul Catarinense, média a pequena no leste do Planalto e do Alto Uruguai, pequena em pontos isolados do centro e sul do estado e remota na área da Grande Porto Alegre", disse Hackbart em seu blog no site MetSul.com. Conforme o meteorologista da MetSul Meteorologia, a chance de nevar na Serra Gaúcha é maior entre a tarde de sábado e o final da manhã de domingo. O Diretor-Geral da MetSul garante ainda que vai nevar no Uruguai e na Argentina em áreas pouco acostumadas ao fenômeno como a região da Província de Buenos Aires e o centro-leste do Uruguai, incluindo a região de Montevidéu.

A onda de frio será prolongada e a temperatura deve permanecer muito baixa durante grande parte da próxima semana.

Leia mais sobre a onda de frio nos Blogs Direto da MetSul e Radares do Tempo.


Eugenio Hackbart - 29/07/2006 06:03:30
 
desenvolvido por Virtuacomm Soluções Internet