Porto Alegre, sábado, 01.11.2014
 
 
 
   
Reforço de ar polar chega no fim de semana e prolongará o frio
Por: Julho, 13-07-2012 | 08:02 | Categoria:
 
 
 
 
 

A expectativa de precipitação invernal antecipada pela MetSul Meteorologia confirmou-se ontem no Sul gaúcho. Chegou a chover com temperatura de apenas 1ºC a 3ºC no Sul na madrugada da quinta-feira. Pelotas, por exemplo, registrava 1,3ºC com geada forte às 3h da manhã de ontem, mas amanheceu sob chuva e 6ºC às 7h. No começo da tarde, o acadêmico de Meteorologia da Ufpel e antigo colaborador da MetSul Guilherme Schild fotografou na área portuária de Pelotas grãos de gelo (graupel) misturado à chuva.


É provável que o fenômeno tenha ocorrido em outros pontos da Metade Sul, mas o registro de Pelotas foi o único entre os recebidos que pudemos endossar com segurança e repassar a vocês e à mídia como informação. As condições, como destacado na análise de ontem, eram conducentes à precipitação do tipo invernal. A isoterma de 0ºC estava em baixa altitude na região, havia instabilidade associada ao cavado (área de menor pressão atmosférica) e a espessura da camada entre 500 e 1000 hPa estava em valores muito baixos. Note no mapa abaixo da espessura da tarde da quinta, horário em que houve o registro de grãos de gelo em Pelotas, como ela estava com valores ao redor de 5340, bastante baixo para os padrões locais.

As tardes desta sexta-feira e do sábado até serão mais amenas à medida que o ar polar gradualmente perde força, mas o frio intenso persiste à noite. Um significativo centro de alta pressão de até 1035 hPa no Centro da Argentina garantirá importante reforço de ar polar neste fim de semana. O ar gelado, com isso, deverá se prolongar no começo da semana que vem no Estado, sobretudo na Metade Sul, já que a Metade Norte terá aumento de nuvens e chance de chuva em alguns pontos. A temperatura que estava muito acima da média no Estado no dia 6 de julho, por conta do calor do começo do mês, ontem já estava abaixo da média na parcial do mês do dia 12 pelas sucessivas jornadas de frio intenso da última semana.


A menor temperatura registrada por estação meteorológica nesta sexta-feira foi de 3,1ºC negativos na baixada do bairro Planalto, em Santa Rosa, Noroeste do Estado, mesma marca da véspera no local. Nesta sexta, os termômetros ainda marcaram 2,1ºC abaixo de zero no Vale da Vicentina, em Farroupilha, e 1,7ºC negativos no Parque do Caracol, em Canela. Novas marcas negativas são esperadas neste fim de semana e possivelmente na segunda em baixadas.

2
 
 
 
Siga-nos
GIF Games -
300x250
160x600_22a28jan_POA_GRU
ARQUIVOS
GIF 300x250 - Chuteiras
CATEGORIAS
 
Virtuacomm, criando a certeza de um bom negócio.